domingo, 24 de outubro de 2010

Plano de ação da disciplina de Estágio Supervisionado: Disciplinas Pedagogicas

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA-FEST
Curso: Pedagogia 6º período








Plano de ação












Imperatriz
2010
1.    IDENTIFICAÇÃO
1.1  Instituição: Faculdade de Educação Santa Terezinha-Fest
1.2  Tema: Plano de ação
1.3   Disciplina: Estágio Supervisionado: Disciplinas Pedagógicas.
1.4  Instituição Concedente: Complexo educacional de Ensino fundamental e Médio Amaral raposo.
1.5  Professora orientadora: Janeth Carvalho da Silva Cardoso.
1.6  Período de realização: Julho/Dezembro.
1.7  Professor (a) Supervisor (a): Bete na disciplina de filosofia e Celina em sociologia.
1.8  Finalidade: Plano de ação para a realização do Estágio.
2.    JUSTIFICATIVA
A realização do Estágio Supervisionado nas disciplinas pedagógica no ensino médio é de fundamental importância para a formação do pedagogo, pois é a partir do mesmo que se pode adquirir uma prática pedagógica de forma bem significativa, mas para que a mesma aconteça é necessário que o estagiário coloque em prática o que aprendeu na teoria e de forma bem dinâmica.
Desta forma o Estágio Supervisionado nas disciplinas pedagógicas contribui para que o estagiário junto com os professores desenvolva um trabalho de orientar o aluno no processo de investigação do cotidiano escolar de forma a articular a teoria com a prática. Além do mais os mesmos podem partilhar os conhecimentos teóricos com os alunos, buscando compreender a real situação no local de trabalho onde futuramente poderá o acadêmico atuar.
3.    OBJETIVOS
GERAL
v  Compreender o processo de ensino e aprendizagem a parti das dimensões administrativa e pedagógicas da escola campo, oportunizando ao futuro pedagogo o conhecimento real da situação educacional das instituições escolares, principalmente na docência das disciplinas pedagógicas do ensino médio.
ESPECÍFICOS
v  Conhecer a realidade da escola campo buscando desenvolver o olhar investigativo nos alunos.
v  Vivenciar o processo de ensino e aprendizagem na docência do ensino médio, a partir das disciplinas de filosofia e sociologia.
v  Relatar experiências relacionadas com as necessidades da escola campo.
v  Elaborar relatório de estágio.
4.    METODOLOGIA
O estágio supervisionado nas disciplinas pedagógicas do ensino médio será desenvolvido com estudos em sala de aula na Fest, Trabalhos em grupo, e a realização do plano de ação, observação no campo e a concretização da regência no campo escolar.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será feito de forma contínua e processual pela professora orientadora, pela professora supervisora na escola campo e pelos próprios estagiários no decorrer das atividades desenvolvidas.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
JULHO
  • Apresentação da portaria de estágio;
  • Apresentação do cronograma de atividades;
AGOSTO
  • Estudo do texto: O sistema de organização e gestão da escola;
  • Estudo dos textos: Princípios e características da gestão escolar participativa e Organização geral do trabalho escolar e as atividades de direção e coordenação;
  • Leitura do texto: Estudo das diretrizes curriculares de filosofia e sociologia;
  • Seminário com a temática relacionada com as diretrizes curriculares de filosofia e sociologia;
  • Apresentação dos alunos na escola campo
  • Visita a escola campo para esta conhecendo a realidade da mesma, e verificando quais os horários disponíveis para a realização do estágio no ensino médio; 
SETEMBRO
  • Realização de uma oficina para elaboração do plano de ação;
  •  Observação para analisar o plano de ensino de o professor titular da disciplina a ser trabalhada, para que as ações durante o estágio, não causem desencontros com a proposta já existente;
  • Atividade de regência (campo);
  • Oficina de recursos encontro com o professor orientador para elaboração dos planos de aula, aproveitando o momento para está conhecendo melhor a prática pedagógica do mesmo;
OUTUBRO
  • Atividade de regência (campo);
  • Atividade de regência (campo);
  • Atividade de regência (campo);
NOVEMBRO
  • Avaliação das atividades em campo e socialização dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do estágio;
  • Atividade de regência (campo);
  • Atividade de regência (campo);
·         Oficina de elaboração e orientações do relatório de estágio;
DEZEMBRO
  • Entrega do relatório de estágio;

Feito pelas acadêmicas: Ana Maria, Ana Paula Lima, Cristiane, Iraciley, Janaina, Mª Joelma, Márcia e Rosilene.

2 comentários:

  1. Sou Rosilene, autora deste plano de ação, admito que é doloro a busca pelo conhecimento mas de uma coisa devemos ter a certeza ao final desta trajetória que de grande valor o conhecimento adqurido por nós.....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns o plano de ação de vocês ficou ótimo.

    ResponderExcluir