sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Importância da Informática na Educação para o Século XXI

A Importância da Informática na Educação para o Século XXI 

  •    objetivos
  1.    Sensibilizar os professores e demais profissionais que atuam em ambientes educacionais quanto á importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades humanas, bem como para as atuais e futuras realidades das economias de mercado.
  2. Apresentar a informática como um recurso que pode ser incorporado na escola independentemente da linha metodológica utilizada.
       Expor uma reflexão das principais mudanças na atual sociedade da informação.
  3. O uso do computador pode ser importante e útil para o desenvolvimento dos aspectos de garantia do sucesso no século XXI e para o próprio desenvolvimento das habilidades especificas do ser humano.
As Novas Tecnologias na Atual Sociedade 
Toffler diz que, a primeira onda foi quando a raça humana passou de uma civilização tipicamente nômade para uma civilização basicamente agrícola, sedentária. 
 A segunda onda ocorreu quando a civilização basicamente agrícola passou para uma civilização basicamente industrial. 
A terceira onda começou por volta de 1955 nos Estados Unidos e em alguns outros países que estavam no auge do seu desenvolvimento industrial.

Um Pouco de Historia da Política da Informática Educativa no Brasil
Podemos verificar que nos últimos anos surgiram, de forma nunca vista antes, grandes mudanças tecnológicas, possibilitando nos comunicarmos por intermedios de aparelhos celulares; medicina- com precisao dos resultados dos diagnosticoa de doenças antes não detectadas em tempo habil; aeroespacial- a criaçao do onibus espacial, possibilitando levar as pessoas á orbia da terra e seu devido retorno.

Ações da Política da Informática Educativa no Brasil
  • Projeto Educom-Educaçao com Computadores. Foi a primeira ação oficial e concreta para levar os computadores até as escolas publicas.
  • UFRJ: Sua proposta inicial era voltada para o ensino de 2º grau.
  • UFMG: Utilizaçao da informatica na educaçao especial entre crianças com paralisia cerebral.
Paradigma Educacional Emergente
Segundo Maria Cândido Moraes, dentre as principais questões desta pauta e de uma forma bastante resumida podemos criar:
  • Mudanças na missão da escola.
  • De ensino á aprendizagem.
  • Currículo em ação.
  • Educador-educando.
  • Mudanças no conhecimento e nos espaços do conhecimento.
ACADÊMICAS:
Cleane
Irani
Luciana
Nildete
Suzélia
Valdelyce
Valquíria

Nenhum comentário:

Postar um comentário