sábado, 16 de outubro de 2010

Educação Tradicional x Construtivismo

Nesse mundo moderno, ainda existem as famosas cozinheiras “de mão cheia”, que se alegram com os sucessos de suas receitas, feitas várias vezes, que sempre dão certo e após serem experimentadas, dão um prazer inenarrável ao seu dono, que se alegra com a satisfação dos que a comem. Mas por algum motivo qualquer, certo dia essa receita falha... Por que será?? O que aconteceu? Sempre dava certo! Sempre! Será o forno que não está assim tão bom? Ou a matéria-prima, que já não é a mesma? Ou o mestre-cuca, que já não estar mais na flor da idade e esqueceu algum passo que resultava na tão famosa receita? Pronto! Uma reflexão se faz necessária e o cozinheiro, a fim de “resgatar o seu prestígio”, refaz a receita, minuciosamente, mas vê que realmente as coisas mudaram! Que o seu forno pode não estar tão bom quanto antigamente e pode ser trocado! Que há uma marca de produto nova que pode melhorar o seu prato tantas outras vezes feitas... Ou ainda (o mais difícil de se admitir): que realmente existem outras receitas melhores e maneiras mais práticas de se fazer aquele prato!
...
Semelhante à cozinheira, estão professores, que muitas vezes não se conformam com as mudanças da “receita” que outrora sempre deu certo! Que não levam em conta, que hoje, os ingredientes são outros, o forno não é mais o mesmo e o “mestre-cuca” também não tem mais o vigor de antigamente! Pois bem! Sem mais delongas vamos colocar em pratos limpos! Os educandos (ingredientes) mudaram, o forno (escola), também, o mestre-cuca (professor) nem se fala!
É preciso sim modificar as receitas, refletir se os caminhos até então percorridos podem ser diferentes, bem mais prazerosos e significativos. Os educadores, abrir mão do seu pedestal e perceber que os tempos mudaram, que a sociedade mudou! Não dá para usar as mesmas receitas de antigamente, à risca, já que existem soluções mais práticas para que o prato principal (aprendizagem) ocorra de maneira satisfatória! E que o modo de preparo...a caros amigos... o modo de preparo pode sim ser mudado e a receita pode sair com a mesma perfeição de outrora, garantindo o mesmo prazer inenarrável ao seu cozinheiro!
P.S: Lembrando que há sim, passos da receita que podem não ser substituídos, pois essa mudança poderia desandar o produto final...

Anna Paula Sousa Paiva

Um comentário:

  1. Educação Tradicional e Construtivismo, há quem fale que devemos escolher apenas uma e se perguntarmos qual tendencia a seguir, com serteza Construtivismo,vejamos então o que temos ao nosso redor e podemos dizer qual a nossa tendência.
    Benedito

    ResponderExcluir