domingo, 31 de outubro de 2010

Capacitação dos professores....Oliveira

A importância da capacitação dos professor de informática

Atualmente o sistema educacional tem contribuido bastante para a qualificação profissional dos professores deste modo visando o aperfeiçoamento da educação por meio da disseminação de uso das Tecnologias, principalmente os computadores e para permitir a Inclusão Digital dos profissionais da educação, desenvolveram-se ações que objetivaram favorecer o conhecimento e o manuseio das ferramentas tecnológicas disponíveis, para tornar os profissionais da educação participativos em todos esses processo de inclusão digital, compartilhando conhecimentos e interagindo, transformando o processo ensino-aprendizagem, apropriando-se dos aparatos tecnológicos – computadores, celulares, internet, rádio e todos os ambientes virtuais de aprendizagem/interação e utilizando-os em sua prática pedagógica.
Deste modo a tecnologia e a informática têm participação fundamental no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso das novas tecnologias traz a possibilidade de uma interação mais efetiva entre os homens e da possibilidade da apropriação e produção do conhecimento pelo aluno, enquanto sujeito social.
O que se percebe diante de tantas tecnologias criada pelo mundo da informática é que o computador se tornou um excelente aliado do professor, não apenas no que se refere ao acesso a informação, mas também, no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da auto-estima do aluno.  O uso da informática em educação não significa a soma de informática e educação, mas a integração destas duas áreas. Para haver integração é necessário o domínio dos assuntos que estão sendo integrados. (Valente,1993,p.116).
Deste modo [...] a formação de professores na tendência reflexiva se configura como uma política de valorização do desenvolvimento pessoal-profissional dos professores e das instituições escolares, uma vez que supõe condições de trabalho propiciadoras da formação dos professores, no local de trabalho, em redes de autoformação, e em parceria com outras instituições de formação.
Acadêmicas: Ana Maria, Cristiane, Janaina, Mª Joelma e Rosilene.

Um comentário:

  1. Este texto do Oliveira realmente é interessante poís o mesmo vem contar experiências vivênciadas por vários professores, que fizeram a capacitação....
    Rosilene

    ResponderExcluir