sexta-feira, 5 de novembro de 2010

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

SOCIEDADE E TECNOLOGIA (LEITE & SAMPAIO)
           
           LEITE & SAMPAIO. Afirma que atualmente não é necessário muito esforço para se perceber as mudanças aceleradas que têm como base a Ciência e a Técnica que vêm ocorrendo pelo mundo. Esse avanço é uma das principais características do mundo de hoje, atingindo todos os setores da sociedade na transformação dos instrumentos de comunicação e trabalho.
           Frigotto, 1992; Villa 1995. Afirma que o processo de globalização e a nova base tecnológica da sociedade são frutos de transformações produzidas no próprio sistema capitalista e por ele utilizadas.
           Os produtos criados com base nas técnicas da microeletrônica e da informática são responsáveis pela automação industrial, informatização de serviços financeiros e administrativos, e nos meios de comunicação interpessoal e de massa, na área da saúde, serviços e lazer etc.
            A preocupação com o rumo das mudanças tecnológicas impõe a área da educação um posicionamento entre tentar entender as transformações do mundo, produzindo conhecimento pedagógico sobre ele e auxiliando o homem a ser sujeito da tecnologia. A partir dos anos 60 iniciou-se uma vasta produção teórica a respeito da revolução tecnológica. Na tentativa de entender e interpretar o recente fenômeno, os autores como, Marcuse, Ferkiss, Morais, Fromm, Frigotto, silva, J, Lévy, Parente, Borheim, Schaff, discutiam o caráter positivo ou nocivo das tecnologias e suas consequências, na tentativa de produzir conhecimento a respeito do crescente avanço da tecnologia em diversos campos de atuação e que idéias humanitárias de justiça social e igualdade estejam fundamentadas o uso da tecnologia no mundo em relação homem/tecnologia e a própria dialética social.
           O ritmo acelerado da sociedade tecnológico é rico de possibilidades e apresenta características que merecem atenção, por conduzir-nos à busca de possíveis repostas pedagógicas para esta, que vem sendo chamada de sociedade tecnológica e /ou da informação.
Postado por:
Ana Paula, Benedito, Edileno, Eurídice, Francisca, Maiane, e Mª Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário