sábado, 16 de outubro de 2010

Por uma Educação de Qualidade...

Durante a última semana, nas aulas de Tecnologia Aplicada à Educação, tivemos seminários que abordavam o tema Educação e Tecnologia, sob a ótica de diferentes autores. A educação, entendida como aquisição de valores e conhecimentos aplicados para a vida, deve estar aliada às vivências dos educandos. Porém o que se pode constatar, através de relatos de colegas e experiências enquanto acadêmicos e profissionais da educação, é que, muitas vezes, isso ainda fica só no papel.
A tecnologia, que estar cada vez mais no cotidiano dos nossos educandos, ainda não está inserida na escola como deveria por  fatores, entre eles: a falta de recursos na escola para utilizar tais tecnologias, a falta de qualificação dos profissionais da educação, e até muitas das vezes, a falta de vontade do educador em tornar suas aulas mais dinâmicas e significativas.
Como já falamos anteriormente, o professor deve ter sempre em mente o seu valor social, tendo consciência da sua importância na formação das novas gerações. Daí a importância do educador debater na sua aula temas inerentes a vida dos seus educandos. E como a questão em pauta é a tecnologia, não há como negar que ela está cotidianamente na vida dos nossos alunos, muitas vezes até mais do que na vida dos professores. As inovações tecnológicas têm produzido transformações na sociedade, tendo como objetivo, melhorar a vida das pessoas, o que muitas vezes acaba por excluir e discriminar, pois nem todos têm acesso a elas da mesma maneira e com a mesma facilidade. Desse modo, cria-se na sociedade dos grupos distintos: um grupo seleto, apto a “pensar”, e outro, mais numeroso e abrangente, apto a “executar”. Portanto o educador e a escola devem tem por finalidade propiciar a todos uma educação de qualidade, dando acesso para o domínio crítico e interpretação das técnicas.
Vivemos uma nova era, onde as informações mudam cada vez mais rápido. Portanto, é preciso ressaltar os pontos positivos e negativos da tecnologia na vida dos educandos de modo que o uso dela venha contribuir positivamente na formação dos estudantes. Não podemos contribuir para a geração de “produtores em massa”. Todos são capazes de pensar, refletir e dosar o que lhe é mais viável. Assim sendo, se os professores, assumirem de forma consciente a sua missão, teremos uma sociedade muito mais responsável, com cidadãos atuantes e conscientes não somente do seu valor, mais do seu papel enquanto seres atuantes na sociedade, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e por extensão, da qualidade da vida no planeta.

(Anna Paula, Benedito, Edileno, Eurides, Francisca, Maria de Jesus e Maiane)

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