terça-feira, 22 de março de 2011

O MEB: Movimento de Educação de Base

O MEB

    O MEB é um organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, constituído como sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no Distrito Federal. Foi fundado em 21 de março de 1961.
   O MEB vem atuando há 50 anos, diretamente junto a dioceses situadas em regiões de maior carência, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, colaborando na formação de
agentes de pastoral e de membros das comunidades diocesanas para o trabalho com educação
de base e alfabetização de jovens e adultos.
   A opção preferencial por essas regiões está definida em Estatuto, como áreas populacionais do País em que os indicadores sócio-econômicos revelam situação de pobreza e, conseqüentemente, índices sociais e econômicos abaixo dos desejados.
   As ações de mobilização social, de alfabetização de jovens e adultos e de educação de base são responsabilidade de equipes regionais em cada uma das unidades da federação em que atuamos. A coordenação pedagógica, o planejamento, o controle administrativo e a avaliação de resultados das ações são monitorados a partir da Equipe Nacional localizada em Brasília.


Luciana Araújo, Valquíria Sousa, Tracy Silva

4 comentários:

  1. Na administração do prefeito Jomar Fernandes, houve uma preocupaçao com o analfabetismo de Imperatriz.Isso fez com que fosse implatado o AJA(alfabetizaçao de jovens e adulto),e toda a formação de professores foi realizada por uma equipe do MEB. Todas as metodologias eram voltadas para a educação de Paulo Freire,onde as palavras chaves tinham que partir do convívio do aluno e contava muito as suas experiencias, seja o aluno trabalhador de qualquer profissão.
    Pode-se afirmar que o MEB deixou uma grande contribuiçaõ para a educação brasileira.
    ACADÊMICAS:Ana Cleide, Antonia Lucilene, Custódia, Edinê,Eretiana,Maria Alves.

    7º "D" noturno

    ResponderExcluir
  2. omeb vem atuando ha 50 anos diretamente juntos adiocesse, cituando em rejioes norte e nordeste do pais. colocando na formaçao de gente.

    academicos do 7º 'D' NOTURNO PEDAGOGIA
    FRANCISCA ALMEIDA - MARIA DE FATIMA DA CRUZ PEREIRA - MARIA SANTA PEREIRA - FRANCISCO CARDOSO.

    ResponderExcluir
  3. AS INFORMAÇÕES PASSADAS PELO GRUPO SÃO BASTANTE IMPORTANTES,POIS FALA SOBRE O MEB QUE É UM MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO E BASE VINCULADO A CNBB VISANDO A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO ENTANTO O GRUPO GOSTARIA MUITO DE SABER COMO ESTÁ O MEB AQUI EM IMPERATRIZ, POIS NOS ANOS 80 ERA MUITO ATUANTE.

    ACADÊMICOS DO 7º PERÍODO ''D'':
    EDILENE PEREIRA, EDINA CIQUEIRA, JANE SOUSA, JOZEANE CUNHA, MANOEL RODRIGUES, MARIA LUÇALETE

    ResponderExcluir
  4. Após a leitura do texto doravante apresentado sobre o MEB, o mesmo veio enriquecer o conhecimento sobre EAD.
    Acredita-se que as informações sobre o programa vieram contribuir com os acadêmicos e os demais leitores que tiveram a oportunidade de lê-lo.
    Como todos os outros programas, o MEB também almejou melhorar a educação.

    7° período “D”

    Postado por: Iolete, Mª das Graças, Marinalva, Raimunda, Wydlaeidy.

    ResponderExcluir