quarta-feira, 23 de março de 2011

MOBRAL

Mobral


O Mobral surgiu em 1971 e segundo seus técnicos esse movimento foi revitalizado em 1977, vale ressaltar que este programa foi criado para dar continuidade ao programa de alfabetização funcional, em outras palavras o aluno considerado alfabetizado recebia uma espécie de incentivo, sendo promovido para outra fase do ensino no qual teria continuidade e progressividade das condições educativas.
Vale dizer que a finalidade do Mobral era investir na qualificação de mão-de-obra para o desenvolvimento econômico do país.
Já no que se refere aos métodos utilizados neste programa segundo pesquisa realizada pelo grupo, observa-se que os mesmos não partiam do dialogo entre aluno e professor o que impedia a horizontalidade elite e povo prevalecendo dessa forma um ensino autoritário no qual a opinião dos responsáveis pelo ensino era o que prevalecia, dispensando os conhecimentos prévios dos alunos.
A metodologia do ensino do Mobral era inspirada na visão de Paulo Freire, porém com um diferencial não tinha preocupação em buscar a palavra geradora dentro do universo dos alunos, o que dificultava o desenvolvimento crítico dos mesmos.
Em 1978 o Mobral atendeu quase 2 milhões de pessoas, atingindo um total de 2.251 municípios em todo país. Porém os custos financeiros do Mobral eram muito altos, sendo que na recessão econômica a partir dos anos 80 a execução desse programa passou a ser insustentável e o mesmo foi incorporado à função educar.

Cleane Livramento, Iranir Brandão, Mª Nildete Ameida, Suzélia e Valdelyce cardoso

5 comentários:

  1. o tema do mobral foi o mesmo do nosso grupo,fizemos muitas descobertas sobre o tema ,e aprendemos que o objetivo maior do mobral era melhorar a parte da leitura e escrita e calculos do jovens e adultos.Percebeu-se tambem o quanto o investimentos era altissimo neste projeto,porem não durou muito pois não tinha como permanecer com esses gastos .Componentes:Maria das Dores,Maria Aparecida,Arlete Porfirio,Eliete,Jacira.

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  2. O MOBRAL FOI UM PROGRAMA IMPLANTADO NO REGIME MILITAR VISANDO A QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA, NO ENTANTO OS MÉTODOS UTILIZADOS, ERAM TOTALMENTE AUTORITÁRIOS DESCONTEXTUALIZADO DA REALIDADE DOS ALUNOS, VISANDO SOMENTE A TRANSMISSÃO DE CONTEÚDO.

    ACADÉMICOS DO 7º PERÍODO 'D' NOTURNO:
    EDILENE PEREIRA, EDINA CIQUEIRA, JANE SOUSA, JOZEANE CUNHA, MANOEL RODRIGUES E MARIA LUÇALETE.

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  3. O texto escrito por vocês sobre o Mobral foi bastante esclarecedor,pois o mesmo contem informações importantes sobre sua criação e também sobre os métodos utilizados pelo programa.
    TURMA DO 7º PERIODO D DE PEDAGOGIA
    ACADÊMOCOS
    ANTONIO,ANTONIA TEREZA,EDINALVA,FRANCISCA PASSOS E MARIA DE FATIMA.

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  4. O mobral foi um programa implantado durante o regime militar,com o objetivo de diminuir o analfabetismo no Brasil,sendo uma parceria do governo federal com estados municípios,tendo como finalidade investir na mão de obra para o desenvolvimento econômico do país. 7º periodo D de pedagogia Iolete,Marinalva, Graça, Raimunda, Wydlaeidy.

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  5. É notável que a primordial preocupação do mobral era tão somente fazer com que os alunos aprendessem a ler e a escrever, não havia uma preocupação com a formação do homem.
    A metodologia do ensino inspirada na visão de Paulo Freire, não busacava partir da realidade vocabular do aluno e da sociedade onde vive, como de fato é o método freireano.
    O mobral propunha apenas a alfabetização funcional de jovens e adultos visando conduzir a pessoa a adquirir técnicas de leitura,escrita e cálculo,como meio de integrá-la a sociedade permitindo dessa forma melhores condições de vida.

    ACADÊMICAS: Ana Cleide, Antonia Lucilene,Custodia dos Santos,Edinê Miranda,Eretiana Santana,Maria Alves.

    7º periodo "D" noturno

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