sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PLANO DE AÇÃO

Plano de ação

 
IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Faculdade de Educação Santa Teresinha, AV. Periméntal Parque do Buriti.
Tema: Plano de ação.
Disciplina: Tecnologias Aplicadas á Educação.
Professor Orientador: Marcelo
Período de realização: janeiro a dezembro de 2011
Finalidade: plano de ação para a formação tecnológica dos professores das escolas publicas de Imperatriz - MA.

 
JUSTIFICATIVA

A formação tecnológica do professor nos dias atuais é indispensável uma vez que suas praticas pedagógicas precisam esta conectadas com o que existe de novo na sociedade, o momento pelo qual passamos, não permite mais a existência de professores sem o mínimo possível de conhecimento dessas novas tecnologias, o profissional que insiste na idéia de permanecer no analfabetismo tecnológico corre o risco de desenvolver praticas educativa que não oferece atração para o aluno.
A clientela que temos hoje em nossas escolas exige que o professor esteja mais ligado nas questões tecnológicas isso porque ou ele faz da tecnologia sua aliada ou vai perder espaço para ela, o quadro negro e as aulas expositivas já não são mais o suficiente para prender a atenção dos alunos como antes.
Apesar dessa nova realidade, existe um número bastante elevado de professores que não se adequaram ao uso desses métodos tecnológicos em suas praticas pedagógicas, embora em muitas escolas já conte com laboratório de informática faz-se necessário desenvolver ações que auxilia o professor no uso dessa tecnologia como uma ferramenta de trabalho.
Pensando nisso é que pretendemos por meio desse plano de ação contribuir na formação continuada desses profissionais.


OBJETIVO GERAL
  • Contribuir na formação tecnológica dos professores das escolas públicas de Imperatriz- MA.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Propiciar aos professores das escolas publicas uma formção continuada voltada para o uso das novas tecnologias.
  • Repassar informações que torne o professor dono de suas próprias ações nos laboratórios de informática nas escolas publicas.

METODOLOGIA
Dentro do processo de formação continuada dos professores das escolas públicas de nossa cidade, serão realizados encontros uma vez por semana sendo apenas um período do dia, durante doze meses.
Nestes encontros os professores terão contato direto com computadores e outros recursos tecnológicos, e discutirão como utilizar os mesmos por meio de pequenos seminários.
Os professores participarão de palestras que contribuirão para a sua autonomia dentro dos laboratórios de informática implantados nas escolas, também serão realizadas oficina envolvendo o uso das novas tecnologias na pratica educacional.

RECURSOS
  • Humanos:
Acadêmicos da FEST.
Professores das escolas públicas de Imperatriz – MA.
Professores de informática da FEST.
  • Matérias:
Laboratório de informática da FEST.
Laboratório de informática das escolas públicas de Imperatriz.
Filmes.
CD/DVD.
Documentários

Avaliação
A avaliação é algo que está presente em todos os momentos do ensino dessa forma as atividades desenvolvidas neste plano de ação serão avaliadas por meio de depoimentos escritos e orais de experiências vividas pelos professores participantes na aplicação do que vem sido estudado junto aos seus alunos. Alem de socialização do que vem dando certo ou que precisa ser melhorado para que o plano de ação alcance sua meta principal.


Acadêmicas

IRANIR ROCHA BRANDÃO
CLEANE LIVRAMENTO
LUCIANA ARAÚJO
MARIA NILDETE
SUZELIA DA SILVA
VALDELYCE CARDOSO
VALQUÍRIA SOUSA

 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

plano de aula

Plano de Aula     
Disciplina: Filosofia
Curso: 2º ano do ensino médio
Tema: Drogas

CONTEÚDO CONCEITUAL:
Pesquisar e elaborar sobre cada tipo de drogas especificados como o álcool, crack, cocaína, heroína e maconha.
OBJETIVOS:
ü  Realizar momentos de pesquisa com relação aos temas de cada grupo;
ü  Despertar no aluno o interesse de pesquisar na ferramenta do computador;
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
ü  Organização da turma em grupos;
ü  Pesquisa no laboratório de informática;
ü  Socialização das pesquisas e questioná-los sobre a diferença de pesquisar em livros e no computador;

CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Despertar no aluno o gosto pela pesquisa de vários conteúdos na ferramenta computador,fazendo-o a refletir que a mesma tem várias funções educativas e não só de jogos e bate papos.
RECURSOS
ü  Computador
ü  Cadernos
ü  Canetas
ü  Pendrive
AVALIAÇÃO

Observar o interesse e o empenho de cada aluno na realização das pesquisas e como os mesmo utilizam a ferramenta internet.

 Rosilene, Ana Maria, Janaina, Maria Joelma, Cristiane, Iraciley, Ana Paula e Márcia