domingo, 31 de outubro de 2010

Capacitação dos professores....Oliveira

A importância da capacitação dos professor de informática

Atualmente o sistema educacional tem contribuido bastante para a qualificação profissional dos professores deste modo visando o aperfeiçoamento da educação por meio da disseminação de uso das Tecnologias, principalmente os computadores e para permitir a Inclusão Digital dos profissionais da educação, desenvolveram-se ações que objetivaram favorecer o conhecimento e o manuseio das ferramentas tecnológicas disponíveis, para tornar os profissionais da educação participativos em todos esses processo de inclusão digital, compartilhando conhecimentos e interagindo, transformando o processo ensino-aprendizagem, apropriando-se dos aparatos tecnológicos – computadores, celulares, internet, rádio e todos os ambientes virtuais de aprendizagem/interação e utilizando-os em sua prática pedagógica.
Deste modo a tecnologia e a informática têm participação fundamental no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O uso das novas tecnologias traz a possibilidade de uma interação mais efetiva entre os homens e da possibilidade da apropriação e produção do conhecimento pelo aluno, enquanto sujeito social.
O que se percebe diante de tantas tecnologias criada pelo mundo da informática é que o computador se tornou um excelente aliado do professor, não apenas no que se refere ao acesso a informação, mas também, no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia, da criticidade e da auto-estima do aluno.  O uso da informática em educação não significa a soma de informática e educação, mas a integração destas duas áreas. Para haver integração é necessário o domínio dos assuntos que estão sendo integrados. (Valente,1993,p.116).
Deste modo [...] a formação de professores na tendência reflexiva se configura como uma política de valorização do desenvolvimento pessoal-profissional dos professores e das instituições escolares, uma vez que supõe condições de trabalho propiciadoras da formação dos professores, no local de trabalho, em redes de autoformação, e em parceria com outras instituições de formação.
Acadêmicas: Ana Maria, Cristiane, Janaina, Mª Joelma e Rosilene.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

TECNOLOGIA E ENSINO PRESENCIAL E À DISTÃNCIA (Vani Moreira Kenski)

O livro de Vani Moreira Kenski, tecnoligias e ensino presencial e à distancia  trata de um assunto bem atual que é sobre a tecnologia inserida no âmbito escolar.
A evolução tecnológica avança de forma tão rápida e nos envolve de tal forma que não percebemos a relevancia destes nas nossas vidas e que é possivel mudar a visão que o homem tem de sí mesmo;necessitamos enquanto educador realizar reflexões mais aprofundadas sobre as nossas práticas docente e identificar as fragilizadas tecnicas e operacionais de nossos ambientes do trabalho.
Os professores precisam ser estar capacitados para orientar seus alunos e aprender por meio de intercambio virtuais,ou presenciais com alunos de diferentes culturas,idioma e realidade social ,precisa também ter consciência de que sua ação profissional competente não será substituida pelas máquinas .
            O que a autora propoem é que se traga para a escola  a cultura da informática ,que exige uma reestruturação sensível, que possibilite a ampliação da área de atuação.O professor em um mundo em rede ,é um incansável pesquisador ,se reinventa a cada dia ,aceita os desafios procura aprimorar-se cada vez mais e conhecer-se para definir seus caminhos a cada instante ,cabe ao professor o exame crítico de si mesmo ,procurando orientar seus procedimentos de acordo com seus interesses e anseios de aperfeiçoamento e melhoria de desempenho.

Grupo:Gestão Educacional(Aldenir,Aldinéia,Fátima,Meirilene,Nághylla)

tecnologia da educação

TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

A educação não pode escapar fascinação tecnológica.

OS DOIS LADOS DA MOEDA

A Tecnologia resolveu o problema da informação.

MAS...

O massacre da era elétrica? não é o massacre da informação exercida.

Já  vai chegando o dia em que praticamente toda educação será teleducação, mediada por alguma forma de instrumentação eletrônica, principalmente pela “nova mídia”, concentrada na interligação de televisão com internet. Não trataremos aqui da base da teleducação, mas do desafio que tem de superar o instrucionismo, para atingir patamares mais nítidos da aprendizagem (Demo,1998).


Aulas reprodutivas estão com os dias contados.

PORQUE???

Surrupiam a possibilidade reconstrutiva da aprendizagem.

Embecilizam os  alunos.

Todo conhecimento tem a textura do mapa: modela a realidade em dimensões variadas, representando-a até certo ponto, sem nunca dar conta de toda sua riqueza.
No mundo virtual, o problema da deturpação agrava-se , mas a reconstrução deturpada da realidade mora na alma de todo conhecimento, não apenas na internet. (PEDRO DEMO).
Elda Gomes de Sousa
Francilene Macedo Silva
Maria Ivone R. Nascimento
Ozaka  Almeida  S. Santos
Vanessa  Barbosa  Lucena

 

A Importância da Informática na Educação para o Século XXI

A Importância da Informática na Educação para o Século XXI 

  •    objetivos
  1.    Sensibilizar os professores e demais profissionais que atuam em ambientes educacionais quanto á importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades humanas, bem como para as atuais e futuras realidades das economias de mercado.
  2. Apresentar a informática como um recurso que pode ser incorporado na escola independentemente da linha metodológica utilizada.
       Expor uma reflexão das principais mudanças na atual sociedade da informação.
  3. O uso do computador pode ser importante e útil para o desenvolvimento dos aspectos de garantia do sucesso no século XXI e para o próprio desenvolvimento das habilidades especificas do ser humano.
As Novas Tecnologias na Atual Sociedade 
Toffler diz que, a primeira onda foi quando a raça humana passou de uma civilização tipicamente nômade para uma civilização basicamente agrícola, sedentária. 
 A segunda onda ocorreu quando a civilização basicamente agrícola passou para uma civilização basicamente industrial. 
A terceira onda começou por volta de 1955 nos Estados Unidos e em alguns outros países que estavam no auge do seu desenvolvimento industrial.

Um Pouco de Historia da Política da Informática Educativa no Brasil
Podemos verificar que nos últimos anos surgiram, de forma nunca vista antes, grandes mudanças tecnológicas, possibilitando nos comunicarmos por intermedios de aparelhos celulares; medicina- com precisao dos resultados dos diagnosticoa de doenças antes não detectadas em tempo habil; aeroespacial- a criaçao do onibus espacial, possibilitando levar as pessoas á orbia da terra e seu devido retorno.

Ações da Política da Informática Educativa no Brasil
  • Projeto Educom-Educaçao com Computadores. Foi a primeira ação oficial e concreta para levar os computadores até as escolas publicas.
  • UFRJ: Sua proposta inicial era voltada para o ensino de 2º grau.
  • UFMG: Utilizaçao da informatica na educaçao especial entre crianças com paralisia cerebral.
Paradigma Educacional Emergente
Segundo Maria Cândido Moraes, dentre as principais questões desta pauta e de uma forma bastante resumida podemos criar:
  • Mudanças na missão da escola.
  • De ensino á aprendizagem.
  • Currículo em ação.
  • Educador-educando.
  • Mudanças no conhecimento e nos espaços do conhecimento.
ACADÊMICAS:
Cleane
Irani
Luciana
Nildete
Suzélia
Valdelyce
Valquíria

domingo, 24 de outubro de 2010

Plano de ação da disciplina de Estágio Supervisionado: Disciplinas Pedagogicas

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA-FEST
Curso: Pedagogia 6º período








Plano de ação












Imperatriz
2010
1.    IDENTIFICAÇÃO
1.1  Instituição: Faculdade de Educação Santa Terezinha-Fest
1.2  Tema: Plano de ação
1.3   Disciplina: Estágio Supervisionado: Disciplinas Pedagógicas.
1.4  Instituição Concedente: Complexo educacional de Ensino fundamental e Médio Amaral raposo.
1.5  Professora orientadora: Janeth Carvalho da Silva Cardoso.
1.6  Período de realização: Julho/Dezembro.
1.7  Professor (a) Supervisor (a): Bete na disciplina de filosofia e Celina em sociologia.
1.8  Finalidade: Plano de ação para a realização do Estágio.
2.    JUSTIFICATIVA
A realização do Estágio Supervisionado nas disciplinas pedagógica no ensino médio é de fundamental importância para a formação do pedagogo, pois é a partir do mesmo que se pode adquirir uma prática pedagógica de forma bem significativa, mas para que a mesma aconteça é necessário que o estagiário coloque em prática o que aprendeu na teoria e de forma bem dinâmica.
Desta forma o Estágio Supervisionado nas disciplinas pedagógicas contribui para que o estagiário junto com os professores desenvolva um trabalho de orientar o aluno no processo de investigação do cotidiano escolar de forma a articular a teoria com a prática. Além do mais os mesmos podem partilhar os conhecimentos teóricos com os alunos, buscando compreender a real situação no local de trabalho onde futuramente poderá o acadêmico atuar.
3.    OBJETIVOS
GERAL
v  Compreender o processo de ensino e aprendizagem a parti das dimensões administrativa e pedagógicas da escola campo, oportunizando ao futuro pedagogo o conhecimento real da situação educacional das instituições escolares, principalmente na docência das disciplinas pedagógicas do ensino médio.
ESPECÍFICOS
v  Conhecer a realidade da escola campo buscando desenvolver o olhar investigativo nos alunos.
v  Vivenciar o processo de ensino e aprendizagem na docência do ensino médio, a partir das disciplinas de filosofia e sociologia.
v  Relatar experiências relacionadas com as necessidades da escola campo.
v  Elaborar relatório de estágio.
4.    METODOLOGIA
O estágio supervisionado nas disciplinas pedagógicas do ensino médio será desenvolvido com estudos em sala de aula na Fest, Trabalhos em grupo, e a realização do plano de ação, observação no campo e a concretização da regência no campo escolar.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será feito de forma contínua e processual pela professora orientadora, pela professora supervisora na escola campo e pelos próprios estagiários no decorrer das atividades desenvolvidas.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
JULHO
  • Apresentação da portaria de estágio;
  • Apresentação do cronograma de atividades;
AGOSTO
  • Estudo do texto: O sistema de organização e gestão da escola;
  • Estudo dos textos: Princípios e características da gestão escolar participativa e Organização geral do trabalho escolar e as atividades de direção e coordenação;
  • Leitura do texto: Estudo das diretrizes curriculares de filosofia e sociologia;
  • Seminário com a temática relacionada com as diretrizes curriculares de filosofia e sociologia;
  • Apresentação dos alunos na escola campo
  • Visita a escola campo para esta conhecendo a realidade da mesma, e verificando quais os horários disponíveis para a realização do estágio no ensino médio; 
SETEMBRO
  • Realização de uma oficina para elaboração do plano de ação;
  •  Observação para analisar o plano de ensino de o professor titular da disciplina a ser trabalhada, para que as ações durante o estágio, não causem desencontros com a proposta já existente;
  • Atividade de regência (campo);
  • Oficina de recursos encontro com o professor orientador para elaboração dos planos de aula, aproveitando o momento para está conhecendo melhor a prática pedagógica do mesmo;
OUTUBRO
  • Atividade de regência (campo);
  • Atividade de regência (campo);
  • Atividade de regência (campo);
NOVEMBRO
  • Avaliação das atividades em campo e socialização dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do estágio;
  • Atividade de regência (campo);
  • Atividade de regência (campo);
·         Oficina de elaboração e orientações do relatório de estágio;
DEZEMBRO
  • Entrega do relatório de estágio;

Feito pelas acadêmicas: Ana Maria, Ana Paula Lima, Cristiane, Iraciley, Janaina, Mª Joelma, Márcia e Rosilene.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

planejamento

O Planejamento relaciona-se com a vida diária do homem. De uma forma ou de outra, de uma maneira empírica ou científica, o homem planeja.

Fala-se muito no ato de planejar e sua importância. Afinal, o que é Planejamento?

Planejar é analisar uma dada realidade refletindo sobre as condições existentes e prever as formas alternativas de ação, a fim de alcançar os objetivos desejados.
Planejamento - processo mental que envolve análise reflexão, participaçãoprevisão e decisão.

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:

   Permite controle apropriado;
   Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
   Melhor coordenação das interfaces do projeto;
   Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; e
   Propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

Cleane, Iranir, Luciana, Maria Nildete, Suzélia, Valdelyce e Valquíria.

sábado, 16 de outubro de 2010

Educação Tradicional x Construtivismo

Nesse mundo moderno, ainda existem as famosas cozinheiras “de mão cheia”, que se alegram com os sucessos de suas receitas, feitas várias vezes, que sempre dão certo e após serem experimentadas, dão um prazer inenarrável ao seu dono, que se alegra com a satisfação dos que a comem. Mas por algum motivo qualquer, certo dia essa receita falha... Por que será?? O que aconteceu? Sempre dava certo! Sempre! Será o forno que não está assim tão bom? Ou a matéria-prima, que já não é a mesma? Ou o mestre-cuca, que já não estar mais na flor da idade e esqueceu algum passo que resultava na tão famosa receita? Pronto! Uma reflexão se faz necessária e o cozinheiro, a fim de “resgatar o seu prestígio”, refaz a receita, minuciosamente, mas vê que realmente as coisas mudaram! Que o seu forno pode não estar tão bom quanto antigamente e pode ser trocado! Que há uma marca de produto nova que pode melhorar o seu prato tantas outras vezes feitas... Ou ainda (o mais difícil de se admitir): que realmente existem outras receitas melhores e maneiras mais práticas de se fazer aquele prato!
...
Semelhante à cozinheira, estão professores, que muitas vezes não se conformam com as mudanças da “receita” que outrora sempre deu certo! Que não levam em conta, que hoje, os ingredientes são outros, o forno não é mais o mesmo e o “mestre-cuca” também não tem mais o vigor de antigamente! Pois bem! Sem mais delongas vamos colocar em pratos limpos! Os educandos (ingredientes) mudaram, o forno (escola), também, o mestre-cuca (professor) nem se fala!
É preciso sim modificar as receitas, refletir se os caminhos até então percorridos podem ser diferentes, bem mais prazerosos e significativos. Os educadores, abrir mão do seu pedestal e perceber que os tempos mudaram, que a sociedade mudou! Não dá para usar as mesmas receitas de antigamente, à risca, já que existem soluções mais práticas para que o prato principal (aprendizagem) ocorra de maneira satisfatória! E que o modo de preparo...a caros amigos... o modo de preparo pode sim ser mudado e a receita pode sair com a mesma perfeição de outrora, garantindo o mesmo prazer inenarrável ao seu cozinheiro!
P.S: Lembrando que há sim, passos da receita que podem não ser substituídos, pois essa mudança poderia desandar o produto final...

Anna Paula Sousa Paiva

Por uma Educação de Qualidade...

Durante a última semana, nas aulas de Tecnologia Aplicada à Educação, tivemos seminários que abordavam o tema Educação e Tecnologia, sob a ótica de diferentes autores. A educação, entendida como aquisição de valores e conhecimentos aplicados para a vida, deve estar aliada às vivências dos educandos. Porém o que se pode constatar, através de relatos de colegas e experiências enquanto acadêmicos e profissionais da educação, é que, muitas vezes, isso ainda fica só no papel.
A tecnologia, que estar cada vez mais no cotidiano dos nossos educandos, ainda não está inserida na escola como deveria por  fatores, entre eles: a falta de recursos na escola para utilizar tais tecnologias, a falta de qualificação dos profissionais da educação, e até muitas das vezes, a falta de vontade do educador em tornar suas aulas mais dinâmicas e significativas.
Como já falamos anteriormente, o professor deve ter sempre em mente o seu valor social, tendo consciência da sua importância na formação das novas gerações. Daí a importância do educador debater na sua aula temas inerentes a vida dos seus educandos. E como a questão em pauta é a tecnologia, não há como negar que ela está cotidianamente na vida dos nossos alunos, muitas vezes até mais do que na vida dos professores. As inovações tecnológicas têm produzido transformações na sociedade, tendo como objetivo, melhorar a vida das pessoas, o que muitas vezes acaba por excluir e discriminar, pois nem todos têm acesso a elas da mesma maneira e com a mesma facilidade. Desse modo, cria-se na sociedade dos grupos distintos: um grupo seleto, apto a “pensar”, e outro, mais numeroso e abrangente, apto a “executar”. Portanto o educador e a escola devem tem por finalidade propiciar a todos uma educação de qualidade, dando acesso para o domínio crítico e interpretação das técnicas.
Vivemos uma nova era, onde as informações mudam cada vez mais rápido. Portanto, é preciso ressaltar os pontos positivos e negativos da tecnologia na vida dos educandos de modo que o uso dela venha contribuir positivamente na formação dos estudantes. Não podemos contribuir para a geração de “produtores em massa”. Todos são capazes de pensar, refletir e dosar o que lhe é mais viável. Assim sendo, se os professores, assumirem de forma consciente a sua missão, teremos uma sociedade muito mais responsável, com cidadãos atuantes e conscientes não somente do seu valor, mais do seu papel enquanto seres atuantes na sociedade, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e por extensão, da qualidade da vida no planeta.

(Anna Paula, Benedito, Edileno, Eurides, Francisca, Maria de Jesus e Maiane)